PROJETO
TEMA: “SOU NEGRO, SOU LINDO, SOU
CIDADÃO”
PÚBLICO ALVO: 3º ano A, B e C do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: escola, diferenças, identidade.
OBJETIVOS GERAIS:
· Conhecer a história do continente
africano e onde este se localiza;
· Respeitar, valorizar e divulgar a
cultura africana que muito contribuiu na formação do nosso país;
· Estimular o contato com elementos de
socialização como capoeira, narrativas, danças afro-brasileiras;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Conhecer
o continente africano e a sua localização em mapas e vídeos;
·
Reconhecer
os diversos países existentes nesse continente;
·
Identificar
alguns idiomas falados no continente;
·
Identificar
tradições africanas em jogos;
·
Reconhecer
palavras de origem africana usadas em nosso vocabulário;
·
Confeccionar
um minidicionário de vocabulário africano;
·
Recontar
histórias sobre as lendas lidas e ouvidas;
·
Conhecer
e ilustrar provérbios africanos;
INTRODUÇÃO:
O passado do continente africano que
nos mostram os livros e como aprendemos na escola, não revela a riqueza e o
desenvolvimento que esses povos detinham, quando foram explorados pelos brancos
como escravos em várias partes do mundo.
Na
verdade, mal sabemos o passado desse continente e tampouco sobre a sua
atualidade.
Entretanto,
a participação ativa desses povos em nosso passado, influencia fortemente a
nossa vida presente.
Historicamente,
no continente africano é que foram desenvolvidas as técnicas de agricultura,
mineração, de fundição de metais, metalurgia, escrita, cálculos matemáticos, a
medicina, a astronomia, o comércio internacional.
Bem
antes da chegada dos europeus já existiam grandes construções arquitetônicas,
as navegações em alto-mar e a troca de produtos com a China, o Japão, a Índia,
entre outros fatos históricos comprovados em achados arqueológicos.
JUSTIFICATIVA:
Baseia-se na necessidade de promover
o conhecer para respeitar e valorizar.
Os africanos estiveram presentes em todas
as regiões da Terra em eras históricas remotas, mas não como escravos.
Entretanto, historicamente o legado
africano que a escola nos conta se atém apenas a servidão...
Conhecer o passado desse povo nos
possibilita um novo olhar sobre nossas referências equivocadas, nos permite ver
com profundidade o real com suas características verdadeiras.
Considerando nossa ancestralidade
africana, é relevante que articulemos todas as informações sobre a imensa
contribuição africana na formação da nossa sociedade, enfatizando o constante exercício
de combate ao racismo e as práticas discriminatórias que ocorrem diariamente
aos afrodescendentes.
Entendemos que a historicidade riquíssima
desse povo é de fato, a ponte para se construir imagens positivas sobre a
realidade e as sociedades do continente africano.
Outro aspecto legal que reafirma e apoia
esse trabalho é a Lei 10.639/2003, tornando o ensino da história da África
obrigatório nas escolas, assim como os PCNs já previam anteriormente.
Acreditamos também, no caráter formativo
desta temática para mostrar aos alunos a importância do negro no processo d
civilização do país, apresentando as artes, danças, literatura, entre outros
elementos dessa cultura.
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